Etapas de Formação

Da concepção ao limiar da vida, a pessoa se desenvolve e busca o seu amadurecimento. O itinerário formativo se dá de forma global, gradativa e interdisciplinar. Pode-se dizer que a “gestação” é um processo interminável, uma busca da realização plena, um plasmar o coração de acordo com a vontade de Deus. Para a jovem que aspira se tornar Filha do Amor Divino, o processo formativo em etapas sucessivas, que compreendem: Aspirantado, Postulantado, Noviciado, Juniorado. 

ASPIRANTADO
“Vinde e Vede” (Jo 1,39a).
               
         O Aspirantado inicia, para a jovem, após um acompanhamento da Animadora Vocacional.
      É a etapa da sensibilização em que a jovem é acompanhada em seu processo de crescimento humano e cristão, de convivência em grupo e de discernimento vocacional, e no cultivo dos elementos básicos da vocação.
        Na Casa de Formação a jovem Aspirante continua os estudos acadêmicos e participa ativamente do programa formativo, como: da oração e celebração, da recreação e lazer, da convivência e partilha, de encontros e trabalhos formativos, de atividades pastorais, de encontros intercongregacionais e eclesiais, de programações específicas com a comunidade das Irmãs. O Aspirantado é a etapa de formação onde se propicia à propicia à jovem um programa formativo que favorece o conhecimento do estilo de vida e missão das Filhas do Amor Divino.

POSTULANTADO
 “Foram e viram onde morava” (Jo 1,39b).

        O Postulantado é um período da formação inicial que possibilita à jovem crescer no conhecimento de Jesus Cristo, no cultivo do relacionamento pessoal com Ele. É a fase em que busca discernir, com autenticidade, o chamado à Vida Religiosa como Filha do Amor Divino.
     É um tempo em que a jovem aprofunda o Carisma e a Missão da Congregação. Participa e se compromete com a experiência de uma vida em comunidade, nas pastorais, continua seus estudos, vai aprimorando seus conhecimentos nas diversas

NOVICIADO
“Permaneceram com Ele” (Jo 1,39).

      É o período central da formação à Vida Religiosa onde a jovem aprofunda a experiência de Deus para o seguimento de Jesus Cristo, o Filho Amado. Amplia o processo de discernimento vocacional, de convivência comunitária, de pertença à Congregação e de engajamento pastoral, como religiosa.
      Na abertura da ação do Espírito Santo, a Noviça amadurece as suas disposições de dizer “SIM” ao chamado do Senhor, encanta-se por sua proposta de vida e assume as conseqüências desta resposta.  Empenhando-se com amor e generosidade no cultivo da sua própria formação.
     Para aprofundar e qualificar a experiência da Vida Religiosa como Filha do Amor Divino, no segundo

JUNIORADO
“Não descuides o dom da graça que há em ti, que te foi conferida” (1 Tm 4,14).


       O Juniorado é o período de formação que se inicia com a Primeira Profissão Religiosa e se estende até a Profissão Perpétua.
     Animada pelo Divino Amor que encanta, a Irmã Juniorista continua a consolidar a experiência vocacional, integrando e aprofundando sua Consagração a Deus, no seguimento de Jesus Cristo, o Filho Amado Encarnado, numa comunidade, dando sua resposta livre, consistente e fiel a Deus como Filha do Amor Divino. Participa de forma ativa e co-responsável em todas as expressões da vida e missão
 
FORMAÇÃO CONTÍNUA - PLENITUDE DA VIDA
“Aquele que começou em vós a boa obra há de levá-la à perfeição até o dia de Jesus Cristo” (Fil 1,6).

      É o período da Consagração Religiosa que se estende da Profissão Perpétua até o final da vida. É o processo de crescimento pessoal e comunitário, de integração harmoniosa das dimensões humana, intelectual, cultural, espiritual, apostólica e missionária na abertura e fidelidade criativa a Deus, à Congregação, à Igreja e ao povo, no seguimento a Jesus Cristo, como Filha do Amor Divino, proclamando as maravilhas de Deus.
    Caracteriza-se pela continuidade da formação inicial, aprofundamento do ser mulher consagrada, aperfeiçoamento profissional, vivência co-responsável na comunidade e comprometimento criativo na missão conforme o carisma, testemunhando assim a realização de uma Vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário